28 Discursos sobre Direitos LGBT em Portugal
vários autores"Ler esta recolha de textos é perceber como mudámos. É perceber como muda a nossa linguagem, que reflete as nossas realidade, é perceber como mudam os nossos conceitos e como as nossas reivindicações evoluíram, é perceber como a impunidade da discriminação tem vindo a ser progressivamente contrariada. A igualdade no acesso ao casamento era impensável já muitos anos depois da formação da ILGA Portugal; e é uma realidade há 6 anos. O impensável foi pensado – e concretizado. Os crimes de ódio sempre foram silenciados e só começaram a vir a público há pouco mais de uma década – e os silêncios já não vão parar de ser quebrados. As representações de pessoas LGBT foram ganhando correspondência com uma realidade que continuará a ser sempre mais diversa e sempre mais complexa. A mudança fomos, somos e continuaremos a ser nós – um 'nós' cada vez mais abrangente porque os Direitos Humanos se conjugam sempre na primeira pessoa do plural."
- Paulo Corte-Real Ver índice abaixo |
Clique nos logos para encomendar.
ÍNDICE
INTRODUÇÃO Paulo Corte-Real > CRONOLOGIA DOS MOVIMENTOS LGBT EM PORTUGAL Miguel Vale de Almeida > AVISO POR CAUSA DA MORAL Álvaro de Campos (1923) > O FIM DO COITO Natália Correia (1982) > LIBERDADE PARA AS MINORIAS SEXUAIS MHAR, Movimento de Ação dos Homossexuais Revolucionários (1974) > MANIFESTO CHOR, Colectivo de Homossexuais Revolucionários (1980) > COMO QUEM NÃO QUER A COISA CHOR, Colectivo de Homossexuais Revolucionários (1982) > A FAMÍLIA DO HOMOSSEXUAL Guilherme de Melo (1982) > CONVENÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM Revista Organa (1990) > CRIAÇÃO DA ILGA PORTUGAL ILGA Portugal (1995) > 10 REINVIDICAÇÕES FUNDAMENTAIS ILGA Portugal, GTH/PSR, Opus Gay e Abraço (1998) > TRIBUNAL EUROPEU DÁ RAZÃO A JOÃO MOUTA ILGA Portugal (1999) > NEM HOMOFOBIA, NEM SEXISMO, NEM RACISMO, NEM VERGONHA! > GT/PSR, Grupo de Trabalho Homossexual (1999) > BASTA DE VERGONHA! Coletivo de Associações LGBT (1999) > SOBRE AS UNIÕES DE FACTO ILGA Portugal (2001) > 4ª MARCHA VIH/SIDA ILGA Portugal (2001) > SEXO, MENTIRAS E CIDADANIA Teresa Pizarro Beleza (2002) > ORIENTAÇÃO SEXUAL NA CONSTITUIÇÃO ILGA Portugal (2004) > O CASAMENTO Luís Grave Rodrigues (2005) > VISEU, CIDADE ABERTA? Olho Vivo/Panteras Rosa (2005) > CONTRA A HOMOFOBIA Coletivo de Associações LGBT (2005) > GISBERTA NUNCA EXISTIU ILGA Portugal (2006) > SUFRAGISTAS, CAMINHEIRAS, MOÇAS... Grupo de Mulheres da ILGA Portugal (2008) > O CASAMENTO CIVIL Miguel Vale de Almeida (2010) > UMA LEI HUMANISTA José Sócrates (2010) > ACABAR COM UMA SITUAÇÃO CRUEL E INJUSTIFICÁVEL José Magalhães (2010) > DESCOINCIDÊNCIA QUE É PRECISO ACABAR José Moura Soeiro (2010) > PESSOAS TRANSEXUAIS PASSAM A TER DIREITO À IDENTIDADE ILGA Portugal (2011) > “FILHOS DAS FUFAS”? Paulo Côrte-Real (2013) > REPARAÇÃO, COERÊNCIA, IGUALDADE ILGA Portugal (2015) > DA VONTADE DAS MULHERES Isabel Fiadeiro Advirta (2015) > PROCRIAÇÃO MEDICAMENTE ASSISTIDA Declaração Conjunta de 19 Associações (2016) > BIBLIOGRAFIA > A ILGA Portugal
|
AUTORESA INDEX ebooks agradece a gentileza de Ana Pinheiro, António Fernando Cascais, Isabel Fiadeiro Advirta, José Magalhães, José Moura Soeiro, José Sócrates, Luís Grave Rodrigues, Maria Teresa Pizarro Beleza, Miguel Vale de Almeida, Paulo Côrte-Real, e das instituições Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, e ILGA Portugal pela autorização concedida para a reprodução nesta edição dos textos de que são autores ou de que detêm os direitos de autor, bem como a inestimável e valiosa colaboração de Fátima Santos, do Centro de Documentação Gonçalo Diniz, da ILGA Portugal.
|