INVERSÃO SEXUALHavelock EllisA primeira edição integral em português do clássico de Havelock Ellis sobre homossexualidade. No final do século XIX, Ellis teve a coragem de publicar abertamente um estudo detalhado e desapaixonado sobre a problemática da inversão sexual, que recentemente havia condenado Oscar Wilde à prisão e nos séculos anteriores classificara os culpados do "nefando pecado" como hereges e degenerados. Ao longo de 7 capítulos, Ellis descreve a homossexualidade no mundo, os principais estudiosos da matéria, a homossexualidade nos homens e nas mulheres, apresentando um grande número de casos e depoimentos reais, a natureza e a teoria da inversão sexual, terminando com um capítulo de conclusões. Esta edição conta ainda com dois apêndices, sobre a homossexualidade nas escolas femininas e a homossexualidade entre os vagabundos, e uma extensa lista de tópicos e de autores.
|
Clique nos logos para encomendar.
MIGUEL VALE DE ALMEIDA
A INDEX ebooks entrevistou Miguel Vale de Almeida, o reputado antropólogo, professor, ex-deputado e blogger que tem vindo a ter uma intervenção substancial em Portugal ao nível da cidadania e da identidade, sobre o lançamento pela INDEX ebooks, pela primeira vez em português, do “clássico” de Havelock Ellis, Inversão Sexual.
INDEX ebooks: Quando o livro “Inversão Sexual” de Havelock Ellis foi publicado em Inglaterra, em 1897 a família de Symonds, o co-autor da 1ª edição, tentou comprar todos os exemplares do livro para os queimar e o livreiro Bedbourough foi condenado e multado por vender o livro. Porque é que o tema da “inversão sexual” causou tanto escândalo nesse tempo? Miguel Vale de Almeida: Creio que a moral vitoriana assumia claramente aquilo que hoje designamos como sendo hipócrita – a distanciação entre apresentação de si e comportamento. Por outro lado, as ideias de Ellis, por muito que nos pareçam estranhas e desadequadas hoje, pretendiam não punir mas, de certo modo, legitimar o comportamento homossexual. |
eDIÇÃO POR CAPÍTULOS
hAVELOCK ELLISHenry Havelock Ellis, conhecido como Havelock Ellis (2 de fevereiro de 1859 - 8 de Julho de 1939), foi um médico e psicólogo britânico, escritor e reformador social que estudou a sexualidade humana. Foi co-autor, em 1897, do primeiro livro médico em Inglês sobre a homossexualidade e também publicou trabalhos sobre uma variedade de práticas e inclinações sexuais, incluindo a psicologia dos transgéneros. É-lhe creditada a introdução das noções de narcisismo e auto-erotismo, mais tarde adotada pelos psicanalistas. Como pensador contemporâneo progressiva, apoiou a eugenia e foi presidente do Instituto de Galton.
|