Alma e outras MulheresMiguel BotelhoMiguel Botelho traz-nos até ao mundo das mulheres, as mulheres da sua vida. "Estou na ponte-cais à espera do último barco para a Catembe. Adeus Xilunguine. Vou desaparecer. Tenho quarenta e cinco anos e um casamento desfeito. Trago num saco de mão o cadáver de tudo o que um homem me deu nos últimos vinte anos. Trago amarrotadas, num lenço que prendo ao punho da camisola, as lágrimas que choro há três dias e três noites. Trago soltos, ao vento, os filhos que não me deram e os que perdi. E espero, carregando toda essa bagagem de ternura e angústia, o último barco para o lado que não conheço, que é só o que me resta." |
Clique nos números e nos logos para encomendar.
AGRADECIMENTOS
A quase totalidade destas histórias começou com personagens da vida real. Foi inspirada por mulheres: algumas, com quem privei de perto e convivi durante muito tempo ou mesmo toda a minha vida; outras, com quem me cruzei, de maneira esporádica, nas esquinas do tempo; outras ainda, que apenas conheci de maneira indireta, através das páginas dos jornais, mas cujas histórias ainda assim me tocaram. Apesar de permanecerem aqui por nomear, a fim de proteger a sua inocência, sei quem elas são, e a todas agradeço a inspiração.
Quem não fica por nomear é a Margarida Leitão, que de certo modo está na génese deste livro, e foi quem primeiro me ajudou a selecionar estes textos.
Quem não fica por nomear é a Margarida Leitão, que de certo modo está na génese deste livro, e foi quem primeiro me ajudou a selecionar estes textos.
MIGUEL BOTELHOMiguel Botelho nasceu no ano em que os Beatles gravaram Love Me Do, o que marcaria radicalmente a sua vida. Vive em Coimbra, mas habituou-se à contrariedade. Procrastina por vocação e serve o estado provocação. Escreve histórias vagas nas horas curtas. Publicou em 2011, Ilha: Narrativa, em prosa e em verso, de uma viagem de regresso (edição de autor) e em 2013, Elvis sobre a Baía de Guanabara e outras histórias (INDEX ebooks).
|